EMULADOR DE MSDOS
🖥️ O QUE É O MS-DOS?
O MS-DOS (Microsoft Disk Operating System) foi um sistema operacional de linha de comando desenvolvido pela Microsoft, lançado originalmente em 1981. Ele dominou os PCs por mais de uma década e foi a base para o crescimento explosivo da indústria de computadores pessoais e dos jogos de computador nos anos 80 e início dos anos 90.
🌱 Origens
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O MS-DOS nasceu como uma adaptação do QDOS (Quick and Dirty Operating System), criado por Tim Paterson da Seattle Computer Products.
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Em 1980, a IBM procurava um sistema operacional para seu novo IBM PC.
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Microsoft comprou os direitos do QDOS, o adaptou, e o licenciou à IBM como PC-DOS. A versão vendida diretamente por Microsoft ficou conhecida como MS-DOS.
⚙️ CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
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Interface: Linha de comando (CLI).
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Gerenciamento de arquivos: Sistema de arquivos FAT12/FAT16.
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Limitações: Endereçamento de memória de até 640 KB (conhecido como barreira dos 640K).
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Drivers: Dependência de arquivos como
CONFIG.SYS
eAUTOEXEC.BAT
para configuração de drivers, memória estendida (HIMEM, EMM386), etc.
🎮 A ERA DOS JOGOS EM MS-DOS
A plataforma MS-DOS foi o berço de alguns dos jogos de computador mais influentes da história. Ela permitiu que desenvolvedores explorassem o hardware diretamente, o que dava flexibilidade, mas exigia alto conhecimento técnico — tanto dos desenvolvedores quanto dos jogadores (que frequentemente precisavam ajustar configurações de memória para rodar jogos).
🧠 Fatores técnicos que influenciaram os jogos de MS-DOS:
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Gráficos
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Início: MDA (texto), CGA (4 cores), EGA (16 cores), VGA (256 cores em 320x200).
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VGA foi o divisor de águas: permitiu visuais ricamente coloridos.
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Alguns jogos usavam modo "Mode X", uma modificação de VGA para melhor desempenho.
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Som
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Inicialmente: PC Speaker (sons básicos tipo "bip").
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Depois: placas de som como AdLib, Sound Blaster, Gravis Ultrasound, que revolucionaram a qualidade sonora dos jogos.
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Memória
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Muitos jogos exigiam "memória convencional" livre (abaixo de 640 KB).
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Programas como MemMaker ou ajustes manuais eram comuns.
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Input e Controle
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Teclado e joystick de 2 botões.
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Alguns jogos introduziram suporte a mouse (sobretudo aventuras gráficas e RTS).
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🕹️ GÊNEROS E JOGOS ICÔNICOS DO MS-DOS
🔫 FPS (First-Person Shooter)
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Wolfenstein 3D (1992) – da id Software. Um dos primeiros FPSs.
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DOOM (1993) – revolucionou os jogos com renderização pseudo-3D, multiplayer e mods.
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Quake (1996) – embora tenha usado MS-DOS inicialmente, já apontava para o fim da era MS-DOS com engines 3D reais.
🧩 Aventura Gráfica
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Monkey Island (1990) – da LucasArts. Interface SCUMM, com humor e história marcantes.
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King's Quest, Leisure Suit Larry – da Sierra, com gráficos em EGA e VGA.
🧠 Estratégia
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Dune II (1992) – precursor do gênero RTS.
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Warcraft: Orcs & Humans (1994) – nasceu no DOS antes do Windows.
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Civilization (1991) – construção de impérios por turnos.
🚗 Simulação e Corrida
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SimCity (1989) – gestão urbana, gráfico top-down.
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Test Drive, Stunts, Formula One Grand Prix – avanços técnicos com simulação e física rudimentar.
⚔️ RPG
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Ultima VI, Eye of the Beholder, Darklands, Daggerfall – mundos vastos, inventários complexos, narrativa elaborada.
🎮 Outros notáveis:
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Prince of Persia (1989) – animações rotoscopiadas.
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Lemmings (1991) – quebra-cabeça de gerenciamento em tempo real.
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Alone in the Dark (1992) – embrião do survival horror.
📉 O DECLÍNIO DO MS-DOS
A partir de 1995:
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A chegada do Windows 95, com interface gráfica e compatibilidade nativa com jogos, marcou o declínio do MS-DOS.
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Microsoft passou a integrar o MS-DOS como subsistema do Windows (até o Windows ME, depois foi eliminado).
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Desenvolvedores migraram para APIs gráficas como DirectX no Windows.
🧬 LEGADO DO MS-DOS
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Influenciou profundamente a arquitetura dos jogos de PC.
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Gerações de programadores aprenderam a desenvolver jogos otimizando diretamente o hardware.
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Comunidades retro mantêm vivo o interesse com emuladores como DOSBox.
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Muitos clássicos foram relançados via Steam, GOG.com e ScummVM.
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