A história do MSX é uma das mais interessantes do início da era dos computadores domésticos e consoles de videogame, especialmente por sua proposta de padronização em uma época de extrema fragmentação tecnológica. Aqui está um panorama sobre o MSX:
🖥️ O que é o MSX?
O MSX foi uma arquitetura padronizada de computadores pessoais lançada em 1983, idealizada por Kazuhiko Nishi, executivo da Microsoft Japão e também da ASCII Corporation. O objetivo era criar uma plataforma unificada que pudesse ser produzida por diferentes fabricantes — uma espécie de “MS-DOS dos computadores domésticos”.
🛠️ Características Técnicas (MSX1 original)
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Processador: Zilog Z80A (3.58 MHz)
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Memória RAM: Normalmente 8 a 64 KB
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Vídeo: Chip TMS9918 da Texas Instruments (16 cores, até 32 sprites)
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Som: PSG AY-3-8910 (3 canais de som)
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Sistema Operacional: MSX-DOS (compatível com CP/M) e BASIC da Microsoft
🕹️ MSX como console de jogos
Apesar de ser um computador pessoal, o MSX também funcionava como console de videogame, graças à entrada de cartuchos ROM. Era comum jogar títulos da Konami, Hudson Soft e outras grandes empresas japonesas.
Jogos famosos do MSX:
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Metal Gear (1987, da Konami — primeira versão!)
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Knightmare
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Penguin Adventure
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The Maze of Galious
🏭 Fabricantes que adotaram o MSX
Várias empresas produziram computadores MSX:
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Sony
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Panasonic
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Philips
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Yamaha
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Sanyo
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Toshiba
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Gradiente (no Brasil)
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Sharp (parcialmente)
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Daewoo (na Coreia do Sul)
🧩 Evolução dos modelos MSX
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MSX1 (1983) — Primeira versão.
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MSX2 (1985) — Vídeo e som melhorados, suporte a mais memória.
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MSX2+ (1988) — Gráficos ainda mais avançados, só lançado no Japão.
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MSX TurboR (1990) — Última geração, com processador R800 de 16 bits. Muito mais poderoso, mas com baixo impacto no mercado.
🇧🇷 O MSX no Brasil
O MSX foi muito popular no Brasil na década de 1980, especialmente por causa da empresa Gradiente, que lançou modelos como o Expert. Ele se destacou no cenário educacional e também entre entusiastas de jogos e programação.
📉 Fim da era MSX
Com a ascensão dos PCs compatíveis com IBM e dos consoles de videogame de 16 bits (como o Super Nintendo e Mega Drive), o MSX perdeu espaço nos anos 90. A arquitetura foi descontinuada oficialmente em 1993, embora tenha permanecido viva entre fãs.
📦 Legado do MSX
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Primeiro sistema de muitos desenvolvedores e gamers famosos.
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Comunidade ativa até hoje, com desenvolvimento de homebrews, emuladores e até novos hardwares compatíveis.
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O MSX contribuiu para o surgimento de franquias lendárias e popularização da computação doméstica.
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